segunda-feira, 18 de abril de 2011

Server Roles do Operations Manager 2007 R2

O System Center Operations Manager 2007 R2 é construido em uma arquitetura de servers roles. Isso permite mais flexibilidade no design da estrutura.


Server Roles: 
  • Operational Database
  • Root Management Server
  • Management Server
  • Gateway Server
  • Operations Console
  • Web Console
  • Reporting Data Warehouse
  • Reporting Server
  • Audit Collection Services database
  • Audit Collection Services Collector
  • Audit Collection Services Forwarder


Operations Manager Database
O Operatiosn Manager Database é responsável por armazenar todas as informações do Management Groups.
Todos os relatórios enviados pelos agentes, alertas e estados dos serviços são armazenados na base de dados.

Management Server Role
Responsável por receber dados enviados pelos agentes e enviar alertas quando necessário. Pelo menos um Management Server é necessário em um Management Group do Operations Manager, mas pode haver vários Management Servers em um dado Management Group para balanceamento de carga e alta disponibilidade.

Root Management Server Role
O primeiro servidor Operation Server 2007 R2 a ser instalado no Management Group se torna o Root Management Server (RMS). O Root Management Server é responsável por validar todas as informações de saúde das aplicações e serviços. EM um Managemetn Group de Operations Manager só pode haver um RMS. Mas qualquer outro servidor pode ser elevado a Root Management Server se necessário.
O RMS possui dois serviços que não são encontrados em nenhum outro servidor, o System Center Management Configuration e o System Center Data Access.
  • System Center Management Configuration: responsável por notificar os Managements Servers e agentes em mudanças de configurações, e iniciando o ciclo de download das novas configurados.
  • System Center Data Access: responsável por manipular todo trafego gerados pelos consoles.
O RMS tem uma função de coordenador de mudanças de regras, monitores e alertas. Depois que mudanças são realizadas o RMS atualiza as informações na base de dados do Operatins Manager e encaminha as mudanças para outros servidores.

Gateway Server
O Gateway Server é configurado para aceitar dados e informações de agentes que estão fora do domínio confiável do Management Groups. Este server role permite o monitoramento de serviços que estão em DMZ's e em domínios isolados.
Este server role não é obrigatório e somente precisa ser instalado se os agentes que estão no domínio não confiável não foram configurados utilizando autenticação baseadas em certificados.

Operations Console
O Operarions Console é instalado por padrão nos Managements Servers roles.
Pode também ser instalado no sistema operacional do adminitrador para facilitar o gerenciamento do Operatiosn Managers

Web Console
O Web Console é uma alternativa aos operadores e administradores da estrutura quando o Operations Console não esta disponível.

Reporting Server Role
Baseado em SQL Reporting Services e é responsável por submeter queries de relatórios e apresentá-los em formato HTML.

Reporting Data Warehouse Database
Bases de dados responsável por armazenar dados históricos sobre a estrutura e agentes do Management Groups. Permite confeccionar relatóricos com dados mais antigos sobre a estrutura.

Audit Collections Services Collector
Audir Collector Services é um serviço do Operations Manager configurado para aceitar logs de seguranças que são encaminhados pelos agentes configurados. Este serviço não é instalado por padrão, e seu agente vem desabilitado. Necessita de uma base de dados separada, que uma vez configurado e ativado todo log na guia de segurança é encaminhado e salvo na base de dados do Audir Collections Services.

Audit Collection Services Forwarder
O Audit Collection Services Forwarder é um componente do agente do Operations Management 2007. Após o Audit Collections Services for instalado este agente deve ser habilitado. O agente é responsável por encaminhar todos os logs de segurança para o Collector.

Audit Collections Services Database
O Audit Collections Services Database armazena todos os logs de seguranças que são encaminhados para o Collector.

Nenhum comentário:

Postar um comentário