Server Roles:
- Operational Database
- Root Management Server
- Management Server
- Gateway Server
- Operations Console
- Web Console
- Reporting Data Warehouse
- Reporting Server
- Audit Collection Services database
- Audit Collection Services Collector
- Audit Collection Services Forwarder
Operations Manager Database
O Operatiosn Manager Database é responsável por armazenar todas as informações do Management Groups.
Todos os relatórios enviados pelos agentes, alertas e estados dos serviços são armazenados na base de dados.
Responsável por receber dados enviados pelos agentes e enviar alertas quando necessário. Pelo menos um Management Server é necessário em um Management Group do Operations Manager, mas pode haver vários Management Servers em um dado Management Group para balanceamento de carga e alta disponibilidade.
O primeiro servidor Operation Server 2007 R2 a ser instalado no Management Group se torna o Root Management Server (RMS). O Root Management Server é responsável por validar todas as informações de saúde das aplicações e serviços. EM um Managemetn Group de Operations Manager só pode haver um RMS. Mas qualquer outro servidor pode ser elevado a Root Management Server se necessário.
O RMS possui dois serviços que não são encontrados em nenhum outro servidor, o System Center Management Configuration e o System Center Data Access.
- System Center Management Configuration: responsável por notificar os Managements Servers e agentes em mudanças de configurações, e iniciando o ciclo de download das novas configurados.
- System Center Data Access: responsável por manipular todo trafego gerados pelos consoles.
O RMS tem uma função de coordenador de mudanças de regras, monitores e alertas. Depois que mudanças são realizadas o RMS atualiza as informações na base de dados do Operatins Manager e encaminha as mudanças para outros servidores.
O Gateway Server é configurado para aceitar dados e informações de agentes que estão fora do domínio confiável do Management Groups. Este server role permite o monitoramento de serviços que estão em DMZ's e em domínios isolados.
Este server role não é obrigatório e somente precisa ser instalado se os agentes que estão no domínio não confiável não foram configurados utilizando autenticação baseadas em certificados.
O Operarions Console é instalado por padrão nos Managements Servers roles.
Pode também ser instalado no sistema operacional do adminitrador para facilitar o gerenciamento do Operatiosn Managers
O Web Console é uma alternativa aos operadores e administradores da estrutura quando o Operations Console não esta disponível.
Baseado em SQL Reporting Services e é responsável por submeter queries de relatórios e apresentá-los em formato HTML.
Bases de dados responsável por armazenar dados históricos sobre a estrutura e agentes do Management Groups. Permite confeccionar relatóricos com dados mais antigos sobre a estrutura.
Audir Collector Services é um serviço do Operations Manager configurado para aceitar logs de seguranças que são encaminhados pelos agentes configurados. Este serviço não é instalado por padrão, e seu agente vem desabilitado. Necessita de uma base de dados separada, que uma vez configurado e ativado todo log na guia de segurança é encaminhado e salvo na base de dados do Audir Collections Services.
O Audit Collection Services Forwarder é um componente do agente do Operations Management 2007. Após o Audit Collections Services for instalado este agente deve ser habilitado. O agente é responsável por encaminhar todos os logs de segurança para o Collector.
O Audit Collections Services Database armazena todos os logs de seguranças que são encaminhados para o Collector.
Nenhum comentário:
Postar um comentário